Cichla Temensis: Embaixador da Amazônia e inspiração do Barco Temensis

Cichla temensis, você já ouvi falar deste peixe? Talvez você não conheça este nome rebuscado em latim, mas se você está na página do Barco Temensis, tenho certeza que é um fã dessa espécie. Ele é o tucunaré-açu!

Seja Bem-vindo e bem-vinda ao nosso blog, onde exploramos a incrível diversidade da fauna dos rios Amazônica e da pesca esportiva.

Desta vez, vamos mergulhar no mundo fascinante de um peixe icônico, chamado de Cichla temensis. Além de apresentar essa espécie impressionante, vamos discutir como ela se tornou o embaixador da Amazônia e inspirou o nome do renomado Barco Temensis, especializado na pesca esportiva do tucunaré-açu. Prepare-se para descobrir mais sobre essa criatura incrível e a emocionante experiência que o Barco Temensis oferece em Barcelos.

pescador esportivo

Cichla temensis: O embaixador da Amazônia

A Amazônia é lar de uma diversidade impressionante de espécies, mas poucas são tão emblemáticas quanto o Cichla temensis. Também conhecido como tucunaré açu, este peixe exibe características únicas e se tornou um símbolo da região. Sua aparência majestosa, força e habilidades de caça fizeram dele um verdadeiro embaixador da Amazônia.

Por que o título de Embaixador da Amazônia?

O embaixador é o nível mais alto da carreira de um diplomata, é um servidor público que trabalha para promover os interesses de nosso país e estimula as relações com outros países. E é exatamente isso que o tucunaré-açu faz: ele garante que eu, você e um número incontável de pescadores venha conhecer a amazônia. Ele estimula nossas relações com a com a maior floresta tropical do planeta!pesca esportiva

Por que espécie ganhou o nome de C. temensis.

O pesquisador que descreveu o tucunaré-açu, foi o alemão Alexander von Humboldt. Há mais de duzentos anos ele fez uma expedição pela américa do sul estudando a natureza local. E um dos animais que ele encontrou e descreveu para a ciência foi o tucunaré-açu. O nome foi uma referência ao rio Temi, da Venezuela. Temensis é uma palavra que significa algo que veio ou que pertence ao rio Temi, onde provavelmente o ocorreu o encontro do pesquisador com o tucunaré-açu em 1821.

rio temi
Localização aproximada do Rio Temi

Por que um nome em latim?

O nome de um peixe, ou de qualquer outro bicho ou planta, pode variar muito de um lugar para outro. Em cada região ele pode ter um nome diferente. Por exemplo, em outros países o tucunaré-açu pode ser chamado de pavón cinchado, pavón pintado, pavón trucha, pavón venado e Speckled Peacockbass. Por isso, os cientistas colocam um nome que não muda em nenhum lugar. Assim, o nome cientifico evita dúvidas ou desencontros de informação: Cichla temensis é usado em todo o planeta para se referir a esta espécie.

Pesca em barcelos

Características e habitat do Cichla Temensis

O Cichla Temensis é um peixe de água doce que gosta de calor e pode atingir tamanhos consideráveis. Os peixes dessa espécie podem crescer até cerca de 90 centímetros e passar dos 13 quilos. O recorde mundial atual, homologado pelo IGFA, pesa 13,19 Kg. Sua coloração varia de acordo com o ambiente, mas geralmente apresenta tons de amarelo e verde-oliva, tem três barras verticais escuras nas laterais do corpo e manchas pretas sobre o opérculo, na lateral da cabeça.

Area tucunaré açu
Área aproximada de ocorrência natural do Cichla temensis

Esses peixes são nativos da bacia Amazônica e podem ser encontrados em rios, lagos e afluentes do Rio Negro e também em outros rios dos arredores de Manaus. O Cichla Temensis é altamente adaptado à vida em águas quentes e tropicais, onde foi capaz de desenvolver plenamente seu comportamento predatório e se tornar um dos principais predadores da região.

Tucunaré-açu e Tucunaré-Paca são o mesmo peixe: Cichla Temensis

Tanto o tucunaré-açu quanto o tucunaré-paca são da mesma espécie – Cichla Temensis. Um índividuo passa de uma faze para outra em momentos diferentes da vida. Na fase Açu (amarelo com listas pretas) ele está em faze de acasalamento e, nesta fase, os machos podem apresentar o cupim no alto da cabeça. E na fase paca, com coloração amarronzada e pintas brancas alinhadas nas laterais do corpo, ele se encontra na fase de caça. Nesta fase, ele é famoso por ser mais briguento e mais forte. Um tucunaré paca com cerca de 5 ou 6 quilos vai fazer você achar que fisgou um tucunará gigante.

tucunare paca
Cichla temensis nas fases paca e açu

O Barco Temensis: Uma experiência de pesca esportiva única

O Cichla Temensis é tão emblemático que inspirou o nome de uma embarcação especializada na pesca esportiva desse peixe. O Barco Temensis, situado em Barcelos, foi projetado para oferecer a estrutura mais confortável e luxuosa para os amantes da pesca esportiva.
Em suma, a equipe profissional do Barco Temensis está pronta para proporcionar aos pescadores uma experiência inesquecível. Com guias experientes e conhecedores da região, os pescadores têm a oportunidade de explorar os melhores pontos de pesca e desfrutar de momentos emocionantes ao tentar capturar o tucunaré açu.

barco hotel

A estrutura e os serviços oferecidos pelo Barco Temensis

O Barco Temensis oferece uma estrutura excepcional para garantir conforto e conveniência aos pescadores. Com cabines espaçosas e bem equipadas, os hóspedes podem relaxar e recarregar as energias após um dia de pesca.  Nossa equipe de cozinha prepara as refeições a bordo com ingredientes regionais pois queremos garantir uma experiência gastronômica diferenciada, porém tomando o cuidado de evitar exageros para os paladares mais conservadores.

tucunarer

Uma grande aventura de pesca em Busca do Cichla Temensis

Temos orgulho de lhe oferecer o barco mais confortável de Barcelos! Nos dedicamos a lhe oferecer uma estadia incrível num pacote de pesca com tudo incluso.  e estamos sempre atentos ao seu objetivo principal: a pesca! Este é o foco de nossos serviços. Sabemos que, no Rio Negro, poderiamos apresentar as melhores acomodações de toda a Amazônia, mas sem os peixes qual seria o valor de tudo isso? Estamos dispostos a navegar e levar você a onde os peixes estiverem. Venha com a gente fazer a aventura perfeita em busca do Cichla Temensis.

Ah… o Cichla Temensis não é o único peixe que você irá pescar em Barcelos pois também temos grandes peixes de couro. Mas este é assunto para posts futuros.

Link para o WhatsApp
Verified by ExactMetrics